beneficios chatbot

19 de Março, 2020

Afinal, o que é um Chatbot?

Chatbot é um software de comunicação que automatiza o atendimento online simulando uma pessoa humana, ele é baseado em regras pré-definidas e com objetivos específicos para cada tipo de negócio.

Por quê ter um Chatbot?

Seus benefícios são muitos dentre eles, atender 24h por dia, diminuir custos e aumentar a conversão de leads de seu site. Sua aplicação também é diversa como geração e qualificação de leads, agendamentos de reuniões, pesquisas, feedbacks entre outros.

Atendimento 24h

Um dos maiores benefícios de criar um Chatbot para seu negócio trata-se da capacidade de atender seus usuários 24h por dia, com respostas rápidas para aqueles usuários que não podem esperar.

Resolvendo tarefas repetitivas

Os Chatbots são ótimos quando focados em responder questões padronizadas, simples e repetitivas. Para isso cada Chatbot deve ser criado com objetivos bem claros, por exemplo, um Chatbot para um restaurante pode focar em agendar reservas de mesa e solicitar um review do restaurante, são dois objetivos simples, claros e repetitivos.

Redução de Custos

Toda empresa possui atividades recorrentes e repetitivas como qualificar um lead, agendar uma reunião, solicitar um feedback entre outras. Automatizando essas atividades através de um Chatbot você torna o processo mais rápido para o usuário e principalmente libera sua equipe para tarefas mais complexas e de maior impacto no seu negócio.

Chatbots – Exemplos de uso e aplicações mais comuns

Chatbots para Geração e Qualificação de Leads

O uso de Chatbots em sites aumentam a geração de leads, isso acontece porquê Chatbots são dinâmicos e interativos fazendo com que o usuário sinta-se mais confortável em repassar informações de contato e interesse. Assim você consegue automatizar solicitações de orçamento, cotações, financiamento e propostas de forma simples e eficaz.

Além disso, com um Chatbot bem construído é possível qualificar leads com muita eficiência pois durante a conversa com usuário o Chatbot pode perguntar uma serie de questões que antes alguém de sua equipe teria que fazer manualmente.

Exemplo: Durante a procura de um imóvel é comum um corretor mapear o perfil de seu cliente, solicitando informações como quantidade de quartos, banheiros, garagem, bairros de interesse entre outras. Nós aqui da Duotalk criamos um template para imobiliárias que faz toda essa qualificação de maneira simples e rápida.

 

Chatbots para Agendamentos

Uma forma comum de muitos negócios conquistarem clientes começa com o agendamento de uma primeira reunião de apresentação e demonstração do produto/serviço. Pensando nisso Chatbots podem automatizar e facilitar o agendamento coletando informações básicas do cliente e permitindo que ele escolha uma data e horário.

Exemplo: Uma Startup quase sempre precisa de uma reunião de demonstração para explicar melhor seus produtos, serviços e benefícios ao cliente. Nosso Chat (Agendar Demonstração) isso é simples e automático.

Chatbots para Pesquisas e Feedback

Outro uso muito comum são Chatbots com objetivo de coletar pesquisas e feedback de seus usuários. Um bom exemplo são Chatbots de pesquisa de Satisfação (Estrelas ou NPS) que solicitam ao usuário uma nota para sua empresa e um depoimento do cliente, assim você consegue mensurar quais serviços e produtos precisam ser melhorados.

Exemplo: Chatbot Pesquisa de Satisfação (Estrelas)

Chatbots de Contato, Newsletter e Suporte

Os Chatbots podem ser ótimos aliados no momento que seu usuário quiser entrar em contato com sua empresa, seja ela um email de contato simples, se cadastrar em sua newsletter, ou até mesmo abrir um ticket de suporte.

Para isso temos o exemplo de Contato Simples, onde dados básicos como email, telefone, nome e mensagem são coletados de forma simples e rápida.

Chatbots com múltiplos objetivos

Como vimos acima, um Chatbot pode ter diversos usos e objetivos mas qual escolher quando seu negócio precisa de vários? Para isso existe os Chatbots com múltiplos objetivos (aqui chamamos de Chatbots Premium) que podem possuir diversas opções para seu usuário.

Pense em uma imobiliária, ela pode querer um Chatbot para qualificar leads de financiamento de imóveis, um para pesquisa de satisfação e outro para contato direto, e foi pensando nisso que criamos os Chatbots Premium, veja abaixo alguns exemplos:

Chatbots Premium Imobiliária

Veja outros templates aqui.

Duotalk é uma paltaforma para criação de simples e poderosos chatbots sem necessidade de programação ou conhecimento técnico. Veja todos os nossos templates aqui e crie sua conta grátis.

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