Atendimento digital de empresas na pandemia

A pandemia do coronavírus nos trouxe um dos maiores desafios da mudança de comportamento: fazer com que as pessoas não só pratiquem o distanciamento social e o isolamento domiciliar, nos forçando a adaptar hábitos do cotidiano e buscar outras formas de trabalhar, de se comunicar e até mesmo de se divertir. Cada vez mais a tecnologia tem sido fundamental na vida das pessoas, às auxiliando na adaptação a essa nova situação na vida pessoal e principalmente nos negócios.

É importante garantir o funcionamento e a demanda de um negócio neste período. Todo o atendimento, desde de prospecção até o suporte pós-vendas teve que se adaptar. 

Nesta adaptação, várias empresas reforçaram o investimento no relacionamento com consumidores. Muitas empresas que estavam no início da jornada de digitalização tiveram que acelerar esse processo e a testar ideias. Todos estamos aprendendo e ainda construindo as melhores práticas. O que já era verdade antes da pandemia e continua a valer é que quanto mais prestarmos atenção aos motivos que as pessoas estão mudando seu comportamento, mais condições teremos de atendê-las.

Estar disponível 24 por 7 praticamente se tornou primordial e é algo que será cada vez mais requisitado. Levantamento do Compre&Confie indica que o comércio eletrônico cresceu 70% nos primeiros 90 dias do isolamento social. As pesquisas online por negócios e produtos crescem em uma proporção cada vez maior. Diante deste cenário, crescem movimentos para que consumidores comprem de empresas locais, fortalecendo o comércio de micro e pequenos empresários. 

Ter um Chatbot disponível para o seu público, melhora o atendimento e cria uma cultura interna voltada para o foco em adquirir novos consumidores e também em resolver problemas dos atuais clientes.

Os chatbots costumam ser o primeiro contato do consumidor com a empresa. A comunicação dinâmica e padronizada auxilia o consumidor no processo de interesse dos produtos e serviços das empresas e também ajuda o negócio a filtrar e entender as necessidades dos consumidores. Em uma pesquisa global com quase 600 executivos em 18 países, O MIT Technology Review Insights relata que nove em cada dez já usa soluções como esta para melhorar a experiência do cliente.

Utilizando chatbots para maximizar seu atendimento online

A utilização de chatbot no marketing no seu negócio é considerado essencial. Cada vez mais populares, os chatbots podem ser muito mais que ferramentas para otimizar o atendimento ao cliente, conseguindo ser aliados importantes para:

  • qualificar e gerar leads;
  • coletar dados de mercado;
  • adaptar as necessidades dos clientes.

Ao qualificar um lead, facilita descobrir em que momento do funil de vendas o consumidor se encontra, para saber qual o melhor caminho a seguir com ele na jornada de atendimento para servir as necessidades do cliente.

As tecnologias de chatbots e aprendizado de máquina criam consistentemente melhores experiências de clientes e agentes e reduzem custos desnecessários.

Com os chatbots da Duotalk é possível disponilbizar para o seu público opções de agendamentos como consultas, reuniões e demonstrações de produtos e serviços. Além disso, é possível obter feedbacks de forma automatizada, um bom exemplo são Chatbots de pesquisa de Satisfação (Estrelas ou NPS) que solicitam ao usuário uma nota para sua empresa e um depoimento do cliente, assim você consegue mensurar quais serviços e produtos precisam ser melhorados.

Os consumidores estão prontos e dispostos a se envolver com um chatbot. Os chatbots permitem aumentar o autoatendimento para tarefas simples, melhorando o contato entre o cliente e a empresa – e alcançar melhores resultados nos negócios.

Sob demanda e autoatendimento são as novas normas para a maioria das interações com os clientes porque eles esperam o serviço de atendimento esteja instantâneo, disponível 24/7. 

Com a atitude correta de foco no consumidor e a consciência do que as pessoas precisam de agora para frente, as empresas podem sair da crise com um relacionamento mais forte com seus clientes. Trate os consumidores com o coração neste momento difícil.  Desta forma, estará cultivando um relacionamento duradouro com a clientela existente.

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